TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2/COVID19, ANTICORPOS TOTAIS – SORO

Código: NEUCOV
Exame: TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2/COVID19, ANTICORPOS TOTAIS – SORO
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 6 dias uteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Recomenda-se coleta após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção por RT-PCR, ou 21 dias após vacinação.
Instruções de Coleta: Coleta NEUCOV: Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente em tubo de transporte.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 16 dias refrigerada de 2°C a 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação:

Imunoensaio competitivo destinado à detecção de anticorpos com especificidade para o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína S1 do SARS-CoV-2, simulando in vitro o potencial de neutralização do vírus (impedindo a entrada na célula e a infecção).
– Resultados Negativos (inferior a 20%) indicam ausência de anticorpos neutralizantes ou uma concentração inferior ao limite de detecção do método.
– Ausência de anticorpos neutralizantes neste teste não necessariamente indica ausência de exposição ao vírus. A exposição eventualmente pode ocorrer sem induzir a formação de anticorpos neutralizantes.
– Resultados Falso Negativos podem ocorrer no período de “janela imunológica” da infecção, quando a testagem for realizada em momento muito precoce após a exposição ao vírus e os anticorpos ainda não tenham sido formados em concentrações detectáveis pelo método.
– O momento mais adequado para realização do teste é a partir de 15 dias após o início dos sintomas ou da confirmação da infecção pelo RT-PCR. Os estudos de desempenho do teste mostraram sensibilidade de 66,7% em amostras coletadas até 7 dias após o RT-PCR, 93,3% entre 8 a 14 dias e 97,6% após 15 dias.
– Resultados Positivos (superior ou igual a 20%) indicam a presença de anticorpos neutralizantes para SARS-CoV-2 na amostra.
– Resultados Falso Positivos podem ocorrer após exposição a outras cepas não coronavírus como HKU1, NL63, OC43 ou 229E.
– Os resultados deste teste não devem ser usados como único método diagnóstico para confirmar ou excluir a infecção por SARS-CoV-2.
– Não existe até o momento definição da quantidade mínima de anticorpos neutralizantes necessária para conferir proteção imunológica contra a infecção pelo SARS-Cov-2, dessa forma, esse teste não deve ser utilizado para determinar proteção vacinal.
– Ainda não há embasamento científico que correlacione a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2 com a proteção à reinfecção.

Valor de Referência: TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2/COVID19 Negativo: Inferior a 20%
Positivo: Superior ou igual a 20%

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco