PESQUISA GORDURA FECAL – ACIDOS GRAXOS

Código: AGP
Exame: PESQUISA GORDURA FECAL – ACIDOS GRAXOS
Material: FEZES
Meio(s) de Coleta: Frasco coletor sem aditivos
Prazo: 5 dias úteis
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: Colher as fezes sem uso de laxante e ou supositórios.
Instruções de Coleta: Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco coletor limpo, seco e sem aditivos. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal. O paciente precisa alimentar-se normalmente com a dieta que esteja lhe causando o distúrbio digestivo.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 72 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas em swab, contendo meios de transporte, recipientes impróprios, amostras com conservantes, insuficientes, vazadas, mal preservadas e fora do prazo de estabilidade poderão ser rejeitadas.
Interpretação:

A principal função do trato gastrointestinal é digerir e absorver uma grande variedade de nutrientes. Ela pode ser afetada por diversas condições, resultando na absorção insuficiente de alguns ou de todos os nutrientes ingeridos. A gordura da dieta é composta especialmente por triglicerídeos e é considerada uma fonte vital de energia para o organismo. A gordura fecal é composta por uma mistura de gordura ingerida, de gordura da bile, de secreção intestinal, de células descamadas e de bactérias. Indivíduos normais com dieta isenta de gordura ainda assim excretam, pelo menos, 0,5 a 1g de gordura por dia. A medida de excreção de gordura nas fezes é considerada o melhor teste para a avaliação de má absorção ou de má digestão. O aumento da gordura fecal está comumente associado à insuficiência pancreática ou biliar, trânsito acelerado a partir do duodeno, condições psicossomáticas, doença celíaca, enteropatias bacterianas, virais, parasitárias e medicamentos irritantes do intestino.

Valor de Referência: ÁCIDOS GRAXOS – PESQUISA Ausente

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco