MACONHA – CANABINÓIDES – TESTE DE TRIAGEM

Código: MACO
Exame: MACONHA – CANABINÓIDES – TESTE DE TRIAGEM
Material: URINA
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Coletar a urina no frasco estéril
Instruções de Coleta: A amostra de urina deve ser colhida de forma rotineira. Não é necessária qualquer preparação especial do paciente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:

As medições de canabinóides na urina são utilizadas para o diagnóstico e tratamento do uso e sobredosagem de canabinóides. O principal constituinte psicoativo da marijuana e do haxixe é o 9-tetrahidrocanabinol, vulgarmente designado por 9-THC. A marijuana (maconha) é, tipicamente, auto administrada por via oral ou inalada. Pode produzir uma diversidade de efeitos farmacológicos incluindo sedação, euforia, alucinações, dificuldades de memória, aprendizagem e distorção temporal. Foram observados efeitos fisiológicos adicionais, incluindo efeitos reprodutivos, cardiovasculares, pulmonares e imunológicos em caso de utilização crônica.

O 9-THC é rapidamente absorvido por inalação ou a partir do aparelho gastrointestinal. Os níveis plasmáticos máximos ocorrem nos 10 minutos seguintes à inalação e aproximadamente 1 hora após ingestão oral. O metabolismo ocorre, sobretudo, no fígado. Aproximadamente 70% de uma dose de THC são excretadas no espaço de 72 horas na urina (30%) e nas fezes (40%). A concentração de canabinóides detectada depende da quantidade de 9-THC absorvida, da frequência de utilização, do tempo de libertação dos tecidos e da hora da colheita da amostra relativamente à sua utilização. O 9-THC é altamente solúvel nos lipídios e pode acumular-se nos tecidos adiposos.

Valor de Referência: Presença: Superior ou igual a 50,0 ng/mL
Ausência: Inferior a 50,0 ng/mL

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco