PROCALCITONINA

Código: PROCT
Exame: PROCALCITONINA
Material: SORO CONGELADO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Instruções de Distribuição: Transportar congelado.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C, após este período manter congelada.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação:

A Procalcitonina (PCT) é o precursor do hormônio calcitonina. Enquanto que a calcitonina é segregada pelas células C da tiroide após estimulação hormonal, a PCT pode ser produzida por vários tipos de células e órgãos. É um bom indicador da presença de reação inflamatória sistêmica induzida por bactérias. As infecções bacterianas caracterizadas por uma reação inflamatória sistêmica induzem a PCT, resultando em níveis elevados no plasma. As avaliações clínicas em vários campos especializados da medicina demonstraram que a determinação in vitro da PCT® pode ser eficientemente utilizada para: diagnóstico de sepsia, sepsia grave e choque séptico, diagnóstico diferencial de infecções bacterianas clinicamente relevantes e sepsia, avaliação da gravidade de uma infecção bacteriana e de reações inflamatórias sistêmicas, monitorização do curso de tratamento de doentes com sepsia e avaliação da progressão e do controle do tratamento antibiótico.
A dosagem da calcitonina tem sido recomendada entre as investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves de Covid-19, auxiliando na distinção entre situações de maior severidade e quadros mais brandos da doença.

Valor de Referência: * Inferior a 0,500 ng/mL:
– Baixo risco de sepse grave ou choque séptico.

* 0,500 a 2,000 ng/mL:
– Inflamações sistêmicas.

* Superior a 2,000 ng/mL:
– Infecções bacterianas graves ou choque séptico.

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco