Código: LEPTI
Exame: LEPTINA
Material: SORO CONGELADO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 7 DIAS UTEIS
Realização: Terça-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Instruções de Distribuição: Transportar congelado.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada de 2 a 8 °C, após este período manter congelada.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação:
A leptina é uma proteína composta por 167 aminoácidos, possui uma estrutura semelhante às citocinas do tipo interleucina 2 (IL-2), sendo produzida principalmente no tecido adiposo. Seu pico de liberação ocorre à noite e nas primeiras horas da manhã, sua meia-vida plasmática é de 30 minutos. A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras. Ela é sintetizada também na glândula mamária, músculo esquelético, epitélio gástrico e trofoblasto placentário.
Valor de Referência: Homens..: 2,05 a 5,63 ng/mL
Mulheres: 3,63 a 11,09 ng/mL
Mulheres: 3,63 a 11,09 ng/mL