PSA TOTAL / LIVRE

Código: PSATL
Exame: PSA TOTAL / LIVRE
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Outros PSATL: Nas situações abaixo recomenda-se aguardar o tempo indicado antes da coleta do material: – Após relação sexual com ejaculação, aguardar 2 dias; – Após prática de ciclismo/equitação, aguardar 2 dias; – Após cateterismo/sondagem uretral, aguardar 3 dias; – Após toque retal/prostático, aguardar 3 dias; – Após uso de supositório, aguardar 3 dias; – Após Ultra-sonografia transretal, aguardar 7 dias; – Após colonoscopia, aguardar 15 dias; – Após massagem prostática, aguardar 6 semanas; – Após biópsia prostática, aguardar 6 semanas;
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente. O soro deve ser separado do coágulo e refrigerado até 3 horas após a colheita do sangue.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 72 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras hemolisadas serão rejeitadas
Interpretação:

O antígeno prostático específico (PSA) é uma glicoproteína de cadeia única, normalmente encontrada no citoplasma das células epiteliais que revestem os ácinos e os ductos da glândula prostática. O PSA é uma protease neutra da serina, formada por 240 aminoácidos envolvidos na lise do coágulo seminal. O PSA está presente no soro principalmente em três formas, a forma alfa-2-macroglobulina, envolvida pelo inibidor da protease, uma segunda forma que está complexada com outro inibidor da protease, a alfa-1-antiquimotripsina e a terceira forma de PSA que não está complexada com um inibidor de protease, chamada de PSA livre. Estudos demonstram que a medição das formas de PSA é útil para diferenciar o cancro de próstata de outras doenças prostáticas benignas. Entre os pacientes com concentrações elevadas de PSA, os homens com cancro da próstata tendem a ter valores de PSA livre percentual (PSA livre/PSA total) menores que o dos homens com doenças benignas. Valores baixos de PSA livre percentual estão associados a um risco mais elevado de cancro.

Valor de Referência: PSA LIVRE:

Não há valores de referência definidos para este exame

PSA TOTAL:

Até 60 anos…..: Inferior a 2,50 ng/mL
Acima de 60 anos: Inferior a 4,00 ng/mL

RELAÇÃO:

Em pacientes a partir dos 50 anos de idade com próstata normal à palpação e que apresentem níveis de PSA Total entre 4 e 10 ng/mL, os valores da relação PSA Livre/Total mostram as seguintes associações:
Inferior a 15%………: Maior probabilidade de detecção de câncer de próstata.
Igual ou superior a 15%: Maior probabilidade de hiperplasia prostática benigna.

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco