CITRATO URINÁRIO AMOSTRA ISOLADA

Código: CITRI
Exame: CITRATO URINÁRIO AMOSTRA ISOLADA
Material: URINA
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Outros: Sangue mestrual pode interferir no resultado.
Instruções de Coleta: Coleta CITRI: Urina: Homens: lavar o pênis, com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio e secar com toalha limpa. Mulheres: lavar a região genital e anal, com água e sabonete, de frente . Colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 04 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina (porção inicial da urina) no vaso sanitário e, sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio, não encostando o frasco na região genital). Utilizar recipiente graduado e estéril. Só abrir o frasco imediatamente antes da coleta e fechá-lo logo após o seu término. Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do CITRI e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 15 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras sem identificação, inadequadas, insuficientes, recipiente aberto ou danificado serão rejeitadas.
Interpretação:

O ácido cítrico previne a formação de cálculos renais uma vez que forma complexos solúveis com o cálcio, diminuindo o cálcio livre. Nos casos em que seus níveis estão diminuídos, hipocitratúria, são verificados em 20-40% dos pacientes formadores de cálculos, seja como distúrbio isolado ou em combinação com outras anormalidades metabólicas. A hipocitratúria pode ser idiopática ou secundária a doença sistêmica como acidose tubular renal, doença diarréica crônica, acidose metabólica, hipocalemia e hipomagnesemia. O citrato administrado via oral leva a um aumento na reabsorção tubular renal de cálcio, promovendo hipocalciúria. A elevação do pH urinário, que acompanha a administração de citrato, aumenta a solubilização do ácido úrico. A suplementação de citrato reduz a taxa de formação de novos cálculos e o crescimento dos cálculos já existentes.

Valor de Referência: Superior a 0,5 mg/mg de creatinina

“Metodologia desenvolvida e validada in
house seguindo protocolos de validação
nacionais e internacionais.”

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco