ERITROPOETINA

Código: EPOIT
Exame: ERITROPOETINA
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Terça e quinta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Não é necessário jejum ou cuidados especiais. Outros: Colher as amostras à mesma hora do dia, principalmente no período matutino das 7:30 ao 12:00 (meio dia).
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por 7 dias refrigerada de 2 a 8°C ou por até 2 meses congelada a -20°C.
Instruções de Rejeição: Amostras fortemente hemolisadas +++. Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:

A Eritropoetina é o principal regulador da eritropoiese, estimulando a proliferação e diferenciação de células precursoras eritróides na medula óssea. Em mamíferos, o fígado fetal produz quase totalidade do hormônio. Em adultos a produção hepática baixa para menos de 10% e a secreção renal é responsável por mais de 90%. Acredita-se que o local de produção seja nas células tubulares renais proximais ou nas células endoteliais capilares peritubulares do córtex renal e medula externa. A clearence de Eritropoetina circulante não tem sido totalmente explicada, mas é realizada, em uma pequena parte, pela excreção urinária, e possivelmente também pela eliminação hepática e pela captação em células alvo na medula óssea. A Eritropoetina ajusta a produção de células vermelhas para satisfazer as exigências de oxigênio nos tecidos. Exerce seu efeito através de um sistema complexo de feedback, no qual a secreção renal do hormônio é controlada por um sensor de oxigênio no rim que responde à pressão parcial de oxigênio no sangue. Sob condições de aumento de oxigênio periférico, os níveis de Eritropoetina diminuem. Isto é observado após a correção da hipóxia em indivíduos saudáveis (como uma descida de uma elevação alta) e após a hipertransfusão.

Valor de Referência: 4,3 a 29,0 mUI/mL

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco