Código: FRESCO
Exame: À FRESCO
Material: DIVERSOS
Meio(s) de Coleta: Swab em salina *Secreções: 2ml swab em salina. *Fezes: aproximadamente 5g. *Urina: aproximadamente 5ml.
Prazo: 24 Horas
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: Paciente não deve usar cremes vaginais ou pomadas à base de quimioterápicos por pelo menos 48 horas antes da coleta. Outros: Paciente não deve fazer a higiene genital antes da coleta do material. Paciente não deve manter relações sexuais nas 24 horas anteriores à coleta. Preferencialmente a coleta não deve ser realizada no período menstrual.
Instruções de Coleta: Secreção vaginal: Colher o máximo de material possível, com swab e colocar a amostra em tubo estéril com salina. Secreção uretral: coletar secreção uretral, preferencialmente com swab e colocar a amostra em tubo estéril com salina. Urina: Coletar de preferência a 1ª urina da manhã e enviar a amostra em frasco estéril. Fezes: Coletar amostra fresca e enviar em frasco estéril.
Instruções de Distribuição: Secreções em swab salina: Temperatura ambiente 19°C a 25°C. Urina e fezes: Refrigerada 2°C a 8°C.
Instruções de Estabilidade: Swab em salina: A amostra é estável por até 24 horas em temperatura ambiente (19°C a 25°C). Urina e fezes: A amostra é estável por 24 horas em temperatura refrigerada (2°C a 8°C).
Instruções de Rejeição: Amostra insuficiente, meio de transporte inadequado, material não armazenado corretamente, coleta inadequada e amostras fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:
As secreções vaginais e uretrais são úteis na determinação do agente etiológico de vulvovaginite e vaginose bacteriana.
As vaginites são caracterizadas por corrimento vaginal, prurido, irritação vulvar, além do odor fétido. As doenças mais associadas são vaginose bacteriana, tricomoníase e candidíase, além de cervites. O diagnóstico pode ser feito pelo pH vaginal e pelo exame microscópico a fresco.
Em mulheres pós-púberes, os patógenos mais comuns são Gardnerella vaginalis, espécies de Cândida sp. e Trichomonas vaginalis. Amostras de fezes são úteis na determinação de parasitas intestinais principalmente trofozoítos.
Valor de Referência: PESQUISA DE FUNGOS E TRICHOMONAS: