Código: DNADP
Exame: ANTI-DNA (DUPLA HÉLICE) OU NATIVO
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 2 dias refrigerada de 2°C a 8°C. Sugere-se para longas distâncias enviar amostra congelada a -20°C.
Instruções de Rejeição: As amostras de soro com contaminação, que sofreram tratamento térmico, ou que contêm partículas visíveis não devem ser utilizadas. Devem evitar-se amostras de soro muito hemolisadas ou lipêmicas.
Interpretação:
Útil para a confirmação diagnóstica de lúpus eritematoso sistêmico e monitoração de seu tratamento. Estão presentes em aproximadamente 40% de todos os pacientes com LES e de 80% a 90% dos casos de LES em atividade, principalmente quando há nefrite. Aproximadamente 20% dos pacientes com doença do tecido conjuntivo apresentam títulos baixos, e eles raramente aparecem em outras doenças reumáticas. Em alguns casos (cerca de 30%), apesar de as evidências clínicas e laboratoriais indicarem lúpus eritematoso sistêmico, o anticorpo anti-DNA nativo pode não ser detectado. Acredita-se que, nesses casos, os auto-anticorpos estejam sob a forma de imunocomplexos.
Valor de Referência: Não Reagente: Inferior a 1/10
Reagente….: Igual ou Superior a 1/10
Reagente….: Igual ou Superior a 1/10
Triagem realizada com soro na
diluição de 1/10