BAAR PESQUISA

Meio(s) de Coleta: Frasco estéril ou lâmina
Prazo: 5 dias úteis
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: De acordo com orientação médica. Outros: (BAAR) * IMPORTANTE: – Quando houver a necessidade de devolução da lâmina, o formulário http://diagnosticosdobrasil.com.br/site/wp-content/uploads/2015/06/Termo-de-Solicitacao-para-Devolucao-de-Amostra-Biologica1-1.pdf deve ser preenchido e encaminhado junto com a amostra. – Amostras de fezes não devem ser utilizadas para baciloscopia e nem para cultura, uma vez que esse material apresenta com muita frequência resultado falso positivo. O diagnóstico da TB intestinal é realizado por meio de biópsia. – Caso o material enviado for lâminas: As lâminas devem ser novas, sem uso. Lâminas arranhadas podem reter a fucsina e simular a presença de bacilos na amostra, confundindo a leitura.
Instruções de Coleta: Coleta Escarro PBAR: Colher, preferencialmente, a primeira amostra da manhã. Orientar o paciente a enxaguar previamente a boca com água, várias vezes, para remover a flora bacteriana superficial dessa região e colher a amostra obtida após tosse profunda, diretamente em frasco de boca larga com tampa de rosca.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras sem identificação, urina de 24 horas, biópsias e fragmentos encaminhadas em formol ou conservante e amostras que não venham nas condições estabelecidas em guia serão rejeitadas.
Interpretação:

Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo.

Valor de Referência: Vr: Negativo

em EXAMES