COBRE URINÁRIO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO

Código: COBRU
Exame: COBRE URINÁRIO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO
Material: URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Dieta: Evitar ingerir vitaminas, minerais, suplementos de ervas, ostra, nozes, lecitina, amêndoas, fígado, manteiga, porco, camarão, frutos do mar, alho, feijão, ervilha e ameixa,por pelo menos uma semana antes da coleta de urina. Medicação: A suspensão de medicamentos fica a critério médico. O cobre sérico se eleva durante o uso de ácido valpróico, carbamazepina, fenobarbital e fenitoína, anticoncepcionais orais.
Instruções de Coleta: Coleta COBRU: Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana). Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta. Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do COBRU e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame. Não utilizar luvas de latex para manipular amostras e materiais para análise de metais. Retirar a roupa ou uniforme contaminado antes da coleta.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras sem identificação, inadequadas, insuficientes, recipiente aberto ou danificado serão rejeitadas.
Interpretação:

O cobre é um elemento essencial para a síntese de hemoglobina, colágeno e melanina e compõem muitas metalo-enzimas. É transportado pela ceruloplasmina. A deficiência de cobre em crianças é encontrada na prematuridade, má absorção, desnutrição e diarreia crônica. Acontece também na Síndrome de Menkes e Doença de Wison. A deficiência de cobre no organismo é caracterizada pela redução do crescimento, anemia microcítica hipocrômica e redução da pigmentação da pele. Valores aumentados são em geral decorrentes de intoxicação que é caracterizada por náuseas, vômitos, queimaduras epigástricas, diarreia, icterícia, hemólise, necrose hepática, sangramento digestório e falência renal. Podem também ocorrer em hemocromatose, hipertireoidismo, hemopatias malignas, colagenoses.

Valor de Referência: Pacientes não expostos:
– Homens..: de 4,6 a 12,9 µg/g de creatinina
– Mulheres: de 6,7 a 18,6 µg/g de creatinina

“Metodologia desenvolvida e validada in
house seguindo protocolos de validação
nacionais e internacionais.”

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco