COMPLEMENTO C5

Código: CC5
Exame: COMPLEMENTO C5
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 12 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por 8 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 30 dias congelada a -20°C.
Instruções de Rejeição: Amostras hemolisadas, lipêmicas ou contaminadas serão rejeitadas.
Interpretação:

O Sistema Complemento é composto por proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural) e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção. A deficiência congênita do componente C5 é considerada uma entidade clínica bastante rara. Está associada à predisposição a infecções recorrentes, doenças autoimunes e podem estar associadas a esta deficiência. A função de C5 pode ser medida usando-se hemácias de carneiro sensibilizadas. A deficiência congênita está associada a infecções de repetição (frequentemente por Neisseria meningitidis) e sintomas de LES. A deficiência por consumo de complemento é devida a infecções bacterianas, trauma, queimaduras, doenças hepáticas, uremia ou terapia esteroide com altas doses.

Valor de Referência: 7,0 a 18,0 mg/dL

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco