COPROCULTURA COM ANTIBIOGRAMA

Código: COPRO
Exame: COPROCULTURA COM ANTIBIOGRAMA
Material: FEZES
Meio(s) de Coleta: Meio de transporte Cary-Blair ou placa semeada
Prazo: 5 dias úteis
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: De acordo com orientação médica.
Instruções de Coleta: A coleta deve ser realizada no início dos episódios de diarreia que duram um período de 5 a 7 dias, previamente a antibioticoterapia. A amostra de fezes deve ser colhida em recipiente limpo e seco e, ser transferida para o meio de transporte Cary-Blair (1 a 2g se o material for sólido e, 1 a 3 mL se for líquido) e, homogeneizar com o meio. No caso de recém-nascidos e crianças pequenas que usem fraldas, a amostra deve ser imediatamente transferida da fralda para o meio de transporte Cary-Blair, assim que a criança evacuar. A amostra não pode estar contaminada com urina. Em pacientes altamente debilitados a coleta pode ser feita através de swab retal. É importante ressaltar que não se deve exceder a quantidade de amostra inoculada no meio de transporte, a fim de respeitar a diluição da amostra no conservante.
Instruções de Distribuição: Amostra: Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Placas semeadas: Transportar em temperatura ambiente por 48 horas.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C. Placas semeadas: Estável por 48 horas em temperatura ambiente.
Instruções de Rejeição: Amostras que não sejam encaminhadas em meio de transporte Cary-blair; Amostras vazadas ou que extravasem a quantidade aceitável; Amostras com sinais evidentes de contaminação; Amostras sem identificação.
Interpretação:

O isolamento de enteropatógenos é de grande importância epidemiológica e em casos graves, diagnóstica também. O conhecimento do patógeno causador de gastroenterite pode elucidar melhor a fonte de contaminação e direcionar o tratamento da diarreia, bem como a implantação de medidas preventivas para bloquear a cadeia de transmissão de enteropatógenos. É considerado somente o desenvolvimento de bactérias patogênicas na amostra analisada, as quais são: Salmonella spp., Shigella spp., Escherichia coli Enteropatogênica Clássica (EPEC) e E. coli Enteroinvasora (EIEC).

Valor de Referência: RESULTADO………
Vr:Nao se aplica

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco