CORTISOL SALIVAR – AMOSTRA 11 HORAS

Código: CORS11
Exame: CORTISOL SALIVAR – AMOSTRA 11 HORAS
Material: SALIVA 11 HORAS
Meio(s) de Coleta: Coletor salivar
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda, quarta e sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Medicação: Pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (>5 mg/dL), a coleta deve ser realizada até no mínimo 8 horas após a última administração. Bebida alcoólica: A abstinência é desejável nas 72 horas que antecedem o teste. Exercícios: Evitar a realização de atividade física.
Instruções de Coleta: Cortisol: A amostra de saliva deve ser colhida em um dispositivo Salivette. Retire o cotonete de coleta do respectivo tubo e mastigue cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva. Coloque novamente o cotonete no respectivo tubo e tape-o. Centrifugue o dispositivo Salivette durante 2 minutos a 1000 rpm para extrair a saliva para o tubo exterior. Não utilize frascos com ácido cítrico. Nota: o paciente precisa evitar a ingestão de alimentos e bebidas, no mínimo uma hora antes da coleta, sendo permitido somente água. A escovação é permitida até duas horas antes da realização da coleta, evitando que o sangramento gengival interfira na amostra de saliva.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 4 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras contaminadas com sangue serão rejeitadas Amostras com tubo inadequado, tubo vazado ou não identificado, fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:

A dosagem do cortisol salivar avalia a fração livre do hormônio. Esta técnica tem se mostrado útil no estudo do ritmo circadiano do cortisol e na avaliação de insuficiência adrenal, nos primeiros dias de vida de recém-nascidos. Adicionalmente, tem sido utilizada para avaliar o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) em alterações da função cognitiva, em situações de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, na avaliação da privação de sono em pacientes trabalhadores noturnos e naqueles com fadiga crônica. Recentemente, a dosagem de cortisol salivar têm sido empregada no diagnóstico da síndrome de Cushing. As amostras de saliva são obtidas por procedimento não invasivo, podendo ser coletadas no ambulatório ou na própria residência do paciente.

Valor de Referência: Não há valores de referência definidos para este horário, ficando a critério médico a interpretação

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco