FENOL URINÁRIO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO

Código: FENU
Exame: FENOL URINÁRIO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO
Material: URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Bebida alcoólica: Consumo de etanol aumenta a excreção do Fenol. Dieta: Ingestão de Benzoato de Sódio (conservante de alimentos) aumenta a excreção de fenol. Medicação: Fenilsalicilatos, Barbitúricos e Fenolato de Sódio interferem no resultado do exame.
Instruções de Coleta: Coleta FENU: Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição. Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta. Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do FENU e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação:

O fenol é uma substância química que pode ser sólida ou líquida com odor característico, nauseante, aromático e pungente. É utilizado na produção de resinas fenólicas, outros produtos fenólicos e caprolactama, em desinfetantes e agentes anti-sépticos. Na indústria tem diversos usos: como solvente, na fabricação de explosivos, fertilizantes, gás de iluminação, tintas, removedores, borrachas, resinas sintéticas, produtos têxteis, de perfumaria e farmacêuticos, baquelite, plásticos e desinfetantes. Após a exposição, o fenol é prontamente absorvido pelas vias cutânea, digestiva e respiratória. Em sua maior parte, é oxidado ou conjugado com ácido sulfúrico, glucorônico e outros ácidos, sendo eliminado na urina na forma conjugada. Os vapores do fenol são irritantes das vias respiratórias e corrosivo para os tecidos.

Valor de Referência: Até 20,0 mg/g de creatinina
IBMP*: Até 250,0 mg/g de creatinina

*IBMP: Índice Biológico Máximo Permitido
segundo NR7, 1994, MTE/Revisão 2013

“Metodologia desenvolvida e validada in
house seguindo protocolos de validação
nacionais e internacionais.”

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco