FOSFATASE ÁCIDA PROSTÁTICA

Código: FAP
Exame: FOSFATASE ÁCIDA PROSTÁTICA
Material: SORO ACIDIFICADO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Medicação: Cefoxitina e doxiciclina podem provocar resultados falsamente elevados.
Instruções de Coleta: A amostra deve ser acidificada com 1 gota (30µL) de ácido acético a 0,8 mol/L a cada 1 mL de soro. – Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. – Tubo com gel separador: Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 8 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
Interpretação:

A fosfatase ácida é composta por um grupo de 5 isoenzimas localizadas principalmente na próstata e suas secreções. Pequenas quantidades podem ser encontradas na medula óssea, baço, fígado, rins, hemácias e plaquetas. A Fosfatase Ácida Prostática (FAP) é encontrada em grandes quantidades na próstata e no fluido seminal. Pode agir como uma hidrolase para separar a colina fosforila no sêmen e funcionar como uma transferase. Elevações da FAP podem decorrer da manipulação prostática, prostatite e outras neoplasias.

Valor de Referência: Inferior a 3,5 UI/L

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco