Código: HCVQT
Exame: HEPATITE C – QUANTIFICAÇÃO POR PCR
Material: PLASMA CONGELADO
Meio(s) de Coleta: Tubo PPT ou Vacuette K2 (ambos em EDTA com gel separador)
Prazo: 10 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Coleta HCV: Realizar coleta utilizando material e tubos de coleta adequados. Imediatamente após a coleta, separar o plasma das células por centrifugação por 10 minutos a 2.200g. Após este procedimento, verificar se o gel separador está bem sedimentado e congelar o material. A coleta no tubo correto é de fundamental importância para a preservação da integridade do RNA viral das amostras. Não aliquotar o plasma após a centrifugação.
Instruções de Distribuição: Transportar congelado (-20°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 5 dias congelada a -20° C.
Instruções de Rejeição: Rejeição HCV: Amostras com presença de coágulos. Amostras coletadas em tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade. Amostras coletadas em heparina.
Interpretação:
O vírus da hepatite C (HCV) é o agente causador de uma infecção no fígado que possui grande tendência para cronificação. Cerca de 85% dos casos progridem para um quadro crônico e destes, 20% progridem para cirrose e ao aumento da risco de carcinoma hepatocelular. Este teste é recomendado para a confirmação diagnóstica da infecção e para o monitoramento da resposta à terapia antiviral. Usado em conjunto com a apresentação clínica e com outros marcadores laboratoriais como um indicador da progressão para a Hepatite C.
Valor de Referência: HCV:
– Não detectado
– Não detectado
HCV – RNA:
– Não detectado