ÍNDICE TIROXINA LIVRE

Código: IT4L
Exame: ÍNDICE TIROXINA LIVRE
Material: SORO
Meio(s) de Coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Prazo: 17 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por 24 horas em temperatura ambiente ou por até 6 dias refrigerada entre 2°C e 8°C ou por até 3 meses congelada a -20°C.
Instruções de Rejeição: Amostras lipêmicas ou hemolisadas serão rejeitadas
Interpretação:

A dosagem do IT4 livre deve ser realizada quando os níveis de hormônios tireoidianos totais estão alterados como: T3, T3L, T4, T4L e TSH, porém sem repercussão funcional (anormalidade das proteínas transportadoras, terapêutica com estrógenos, anticonceptivos e gravidez). O índice de tirosina livre pode ser calculado como o produto da captação de T3 por resina e T4 total. Usualmente é proporcional ao T4 livre. Apresenta estimativa satisfatória da concentração de T4 livre nas gestantes e em uma variedade de outras situações em que a concentrações de TBG encontra-se alterada.
Recentemente, os ensaios de TSH, T4 livre e T3 livre mostram-se mais reprodutíveis, tornando o uso do ITL menos relevante.

Valor de Referência: Homens: 4,00 a 8,00
Mulheres: 3,90 a 6,30

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco