MICROALBUMINÚRIA

Código: MICAL
Exame: MICROALBUMINÚRIA
Material: URINA
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 DIAS UTEIS
Realização: Segunda à sábado
Instruções de Preparo: Exercícios: Evitar exercícios físicos antes da coleta.
Instruções de Coleta: Colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 04 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina, e sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 6 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:

Microalbuminúria refere-se à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina, com o intuito de diagnosticar e avaliar a evolução de nefropatia diabética por ser um indicador precoce de lesão. A albumina é sintetizada exclusivamente no fígado e funciona como proteína de ligação e veículo de transporte de cálcio, ácidos graxos, bilirrubina, hormônios, vitaminas, microelementos e medicamentos. Em caso de insuficiência funcional da barreira de filtragem glomerular, a concentração de albumina aparece aumentada na urina, o que é um indicador de uma complicação renal ou vascular. Sua determinação é recomendada em casos de detecção precoce de nefropatia diabética, monitoração do diabetes gestacional, gravidez de risco e rastreamento de nefrosclerose hipertensiva. Resultados falso-positivos podem ocorrem em casos de hiperglicemia, exercício físico, infecções do trato urinário, hipertensão arterial sistêmica.

Valor de Referência: * ALBUMINA URINÁRIA:

* CREATININA URINÁRIA:

* RELAÇÃO ALBUMINA/CREATININA:
– Normal……….: Inferior a 30 mg/g de creatinina
– Microalbuminuria: 30 a 299 mg/g de creatinina
– Macroalbuminuria: Superior ou igual a 300 mg/g de creatinina

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco