Código: PLF
Exame: PESQUISA DE LEUCOCITOS
Material: FEZES
Meio(s) de Coleta: MATERIAL FEZES MEIO(S) DE COLETA Coletor de fezes
Prazo: 24 Horas
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: O exame não deve ser realizado se o paciente fez o uso de laxantes, antidiarreicos, antiácidos e contrastes radiológicos (somente com orientação médica).
Instruções de Coleta: Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco coletor limpo e seco. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal. Sempre que houver muco, pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Rejeição LEPQ: Amostras não identificadas ou incorretamente coletadas, amostras com volume insuficiente, contaminadas com água e/ou urina, frascos inapropriados, com conservantes, amostras em meio de transporte e amostras inadequadamente transportadas, preservadas e fora do prazo de estabilidade poderão ser rejeitadas.
Interpretação:
Os leucócitos e piócitos são rapidamente destruídos no conteúdo intestinal e seu aparecimento, em estado mais ou menos íntegro, sugere aceleração do trânsito a partir de lesões do cólon. As infecções entéricas costumam ser de três tipos conforme a abrangência da ação do agente infectante: restrita ao ambiente da luz intestinal; com produção de dano à mucosa e com comprometimento sistêmico. O resultado da agressão aos tecidos pelos patógenos invasivos é a ocorrência de uma infecção e a consequente reação inflamatória, o que desencadeia uma exsudação de leucócitos, além de muco e sangue.
Valor de Referência: Vr: Negativo