PESQUISA – SUBSTANCIAS REDUTORAS

Código: PSR
Exame: PESQUISA – SUBSTANCIAS REDUTORAS
Material: FEZES
Meio(s) de Coleta: Frasco estéril
Prazo: 5 dias úteis
Realização: Segunda a sexta
Instruções de Preparo: Medicação: Não fazer o uso de vitamina C medicamentoso, penicilina e tetraciclinas, pois quando administradas em grandes doses podem positivar a reação. Não utilizar laxante ou supositório. Outros: Coletar amostras de fezes sem conservantes.
Instruções de Coleta: Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco coletor limpo, seco e sem aditivos. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras não identificadas ou incorretamente coletadas, frascos inapropriados, volume insuficiente, amostras com conservantes, contaminadas com urina e amostras inadequadamente transportadas, preservadas e fora do prazo de estabilidade.
Interpretação:

A pesquisa de substâncias redutoras nas fezes é utilizada para detectar deficiências congênitas, ou causadas por lesão inespecífica, de enzimas da mucosa intestinal, especialmente as dissacaridases (lactase e sacarase). Normalmente, os açúcares são rapidamente absorvidos no intestino delgado proximal, mas, se isso não ocorre, eles permanecem na luz intestinal, causando diarréia osmótica. A má absorção dos diferentes açúcares, ocasionada por essas deficiências enzimáticas, determina o aparecimento das substâncias redutoras nas fezes, além de queda em seu pH. Apesar de a sacarose não ser um açúcar redutor, ela está sujeita à hidrólise ácida no intestino, no qual ocorre a liberação dos açúcares redutores que são avaliados como substâncias redutoras. É possível encontrar resultados falso-negativos em material fecal não-recente devido à fermentação dos açúcares pelas bactérias intestinais.

Valor de Referência: SUBSTÂNCIAS REDUTORAS – PESQUISA Negativo

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco