TESTE GENÉTICO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Código: LACTG
Exame: TESTE GENÉTICO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE
Material: SANGUE TOTAL
Meio(s) de Coleta: Tubo com EDTA (roxo)
Prazo: 15 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Coleta Sangue total LACTG: Sangue total: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2 a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Rejeição LACTG: Amostras fortemente hemolisadas, com volume insuficiente, coletadas em meio de transporte inadequado (por exemplo tubo com heparina), lipêmicas, extravasadas ou não identificadas serão rejeitadas.
Interpretação:

A hipolactasia, ou deficiência de lactase, é a condição que leva à má absorção de lactose e pode ser classificada em três formas: congênita, primária ou secundária. Uma vez que a lactose deixa de ser hidrolisada pela lactase, a primeira não é absorvida pelo intestino delgado, passando rapidamente para o cólon, onde é metabolizada pelas bactérias da flora intestinal. Essa fermentação da lactose pela flora bacteriana intestinal pode levar ao aumento da motilidade intestinal e da pressão intracolônica, provocando dor e inchaço abdominal. O teste de intolerância à lactose é capaz de identificar duas variantes no gene MCM6 (C/T -13910 e G/A-22018) que estão associadas à deficiência de lactase primária ou seja, quando há uma diminuição dos níveis de lactase nas células intestinais.

Valor de Referência: * Conclusão:
– O teste detecta polimorfismos de nucleotídeo único de frequência variável na população.

* rs182549 (LCT-22018):
– O teste detecta polimorfismos de nucleotídeo único de frequência variável na população.

* rs4988235 (LCT-13910):
– O teste detecta polimorfismos de nucleotídeo único de frequência variável na população.

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco