UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA

Código: URC
Exame: UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA
Material: URINA
Meio(s) de Coleta: Volume mínimo de 3 mL em Frasco estéril, Volume mínimo:1 mL em casos específicos (crianças com saco coletor e pacientes renais crônicos, imunossuprimidos, diabéticos, etc). Placa semeada.
Prazo: 5 dias úteis
Realização: Segunda a sábado
Instruções de Preparo: Medicação: Em caso de uso de antimicrobianos, deve-se aguardar 7 dias após o término do medicamento para realização do exame ou de acordo com orientação médica. Outros: Se solicitado urocultura em frasco contendo conservante ácido bórico o exame deve ser cadastrado no mnemônico CULB – UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA – ÁCIDO BÓRICO.
Instruções de Coleta: Urina Jato intermediário (médio) – Primeira urina da manhã: O paciente deve ser orientado a lavar bem os genitais externos com água e sabão; retirar o excesso de sabão; abrir a tampa do frasco, com cuidado para não tocá-lo internamente; desprezar o primeiro jato de urina e colher, diretamente no frasco estéril, a porção intermediária. De preferência colher a primeira urina da manhã, ou urina com no mínimo 2 horas de retenção na bexiga. Urina de paciente com sonda: Coletar a urina após desinfecção da cânula com álcool 70%. Com o auxílio de uma seringa e agulha estéreis, puncionar a cânula e retirar 10mL de urina. Transferir a amostra para frasco estéril. Urina saco coletor pediátrico: Após higienização, colocar o coletor. Este deve ser trocado a cada 30 minutos, até que a criança urine. Após a coleta transferir a urina para frasco estéril ou encaminhar coletor dentro de frasco estéril.
Instruções de Distribuição: Placa semeada: Transportar em temperatura ambiente. Frasco estéril: Transportar refrigerado entre 2°C e 8°C.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C nos casos de frasco estéril. A amostra é estável por até 48 horas em temperatura ambiente nos casos de placa semeada.
Instruções de Rejeição: Amostras colhidas de recipientes coletores utilizados em hospitais ou de sacos coletores de pacientes sondados.Amostras em frasco não estéril, amostra vazada, amostras encaminhadas em frasco com clorexidina, amostras congeladas e amostras de urina 24 horas.
Interpretação:

Amostras de urina podem ser submetidas à cultura quando existe suspeita de infecção do trato urinário (ITU) ou para o controle de tratamento em pacientes assintomáticos com maior risco de infecção. Os agentes etiológicos que mais frequentemente causam esse tipo de infecção são as enterobactérias, como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus spp. e Enterobacter spp. Entre os cocos gram-positivos, os mais frequentes são os estafilococos, destacando-se os Staphylococcus saprophyticus e os Enterococcus spp.

Valor de Referência: RESULTADO…………….:
Vr:Nao se aplica
CONTAGEM DE COLONIAS…..:

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco