VITAMINA B1

Código: VITB1
Exame: VITAMINA B1
Material: SANGUE TOTAL PROTEGIDO DA LUZ E CONGELADO
Meio(s) de Coleta: Tubo com EDTA (roxo)
Prazo: 7 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Bebida alcoólica: Não ingerir álcool 24 horas antes da coleta do material.
Instruções de Coleta: Coleta VITB1: O sangue deve ser coletado pela manhã em jejum e antes de qualquer medicação. A amostra deve ser extraída com garroteamento leve. Assim que coletada, a amostra deve ser protegida da luz e armazenada em temperatura de -20°C. Após a coleta, aliquotar o volume exigido para um tubo âmbar e congelar a amostra. *Não recomendamos o envio de amostras envoltas com papel alumínio, pois durante o transporte pode haver o desprendimento e a amostra perder a viabilidade analítica, gerando recoleta.
Instruções de Distribuição: Transportar protegido da luz e congelado (-20°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 2 semanas congelada a -20°C.
Instruções de Rejeição: Amostra descongelada, desprotegida da luz, sem identificação, com volume insuficiente, em tubo inadequado, em recipiente aberto ou com contaminação evidente.
Interpretação:

A vitamina B1 ou tiamina é uma vitamina hidrossolúvel essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através das suas funções coenzimáticas. Essas ativam as enzimas que controlam os processos bioquímicos entre os quais a decomposição da glicose em energia. A tiamina também desempenha papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico , age de forma essencial no sistema nervoso. A vitamina B1 é encontrada numa variedade de fontes animais e vegetais como carnes, vísceras (especialmente o fígado, coração e rins), gema de ovo e grãos integrais. A deficiência deste nutriente no organismo pode levar à doença denominada beribéri, que afeta os sistemas nervoso e cardiovascular.Podem surgir tambem, insônia, nervosismo, irritação, fadiga, perda do apetite e da energia. Sua deficiência aparece também em casos de neoplasias, diabetes, diarréias prolongadas e alcoolismo.

Valor de Referência: 28 a 85 µg/L

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco