VITAMINA B6

Código: VITB6
Exame: VITAMINA B6
Material: SANGUE TOTAL PROTEGIDO DA LUZ E CONGELADO
Meio(s) de Coleta: Tubo com EDTA (roxo) Transferir e enviar em tubo âmbar de 5 mL.
Prazo: 7 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: À critério do médico fazer a suspensão de suplementos vitamínicos nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue para o exame. Jejum de 8 horas.
Instruções de Coleta: Coleta VITB6: O sangue deve ser coletado pela manhã em jejum e antes de qualquer medicação. A amostra deve ser extraída com garroteamento leve. Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame , homogeneizar, transferir para o tubo âmbar e congelar imediatamente. *Não recomendamos o envio de amostras envoltas com papel alumínio, pois durante o transporte pode haver o desprendimento e a amostra perder a viabilidade analítica, gerando recoleta.
Instruções de Distribuição: Transportar protegido da luz e congelado.
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 2 semanas congelada.
Instruções de Rejeição: Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação:

A vitamina B6 é o termo empregado para designar compostos hidrossolúveis que incluem a Piridoxina, a Piridoxal e Piridoxamina, que apresentam qualitativamente a mesma atividade biológica, agindo como coenzima no metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e na síntese do heme. Dentre suas diversas funções, participa na interconversão de aminoácidos, na síntese de neurotransmissores, no metabolismo das proteínas, do ácido fólico e das vitaminas B2 e B12, na regulação da ação de hormônios esteróides, na liberação de glicose a partir do glicogênio, na trans sulfuração da homocisteína a cisteína, na respiração celular.
A vitamina B6 é encontrada predominantemente em alimentos vegetais e derivados de origem animal, como carnes, grãos integrais, vegetais, nozes, etc.
É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outras do complexo não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos.
Sua deficiência é rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da Vitamina B6. Pessoas com quadro de alcoolismo e gestantes com eclampsia ou pré-eclampsia podem apresentar deficiência de Vitamina B6.

Valor de Referência: 2,8 a 74,6 µg/L

em EXAMES
Este Artigo lhe ajudou?

Formulário de Contato

close-link
Alguma Dúvida? Fale Conosco