Código: ZNERI
Exame: ZINCO ERITROCITÁRIO
Material: SANGUE TOTAL
Meio(s) de Coleta: Tubo Trace de EDTA, Tubo Trace de Heparina de Lítio, Tubo Trace de Heparina sódica
Prazo: 17 dias úteis
Realização: Segunda a sexta-feira
Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados (tubo livre de metais) homogeneizar e acondicionar corretamente. Devem ser utilizados tubos sem metal (especialmente projetados para a medição de oligoelementos). Se vários tubos forem extraídos, o tubo do oligoelementos deve ser o último.
Instruções de Distribuição: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de Estabilidade: A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de Rejeição: Amostras hemolisadas, com conservação inadequada, volume insuficiente, com presença de coágulos, ou amostras que não foram coletadas em Tubo Trace de EDTA, Tubo Trace de Heparina de Lítio ou Tubo Trace de Heparina sódica, serão rejeitadas.
Interpretação:
O zinco é um elemento essencial com múltiplas atividades metabólicas específicas. As necessidades diárias variam com a idade, atividade funcional e composição da dieta. O exame é útil no diagnóstico de deficiência, assim como de intoxicação. Uma deficiência de zinco pode ter origens diferentes, como dieta, redistribuição no corpo, perdas, etc. . A análise do zinco eritrocitário são para auxiliar na avaliação do estado nutricional pregresso (carência) com relação a depleção e seus efeitos a curto, médio e longo prazo.
Valor de Referência: 400,00 a 800,00 µg/dL